domingo, 5 de fevereiro de 2012

EMAÚS

Visitamos o antigo povoado de Emaús, citado na bíblia. No local, aconteceram batalhas que encontramos no capítulo quatro do primeiro livro dos Macabeus. O povoado também é citado em Lc 24,13-35, quando Jesus encontrou-se com dois discípulos em Emaús e partiu o pão e eles reconheceram que aquele homem que os acompanhava era Jesus e disseram: "Não ardia o nosso coração quando falava e nos explicava as Escrituras"? 

Em 1878, a carmelita descalça, Beata Miriam, teve a revelação de um lugar, do qual foi dito: "É aqui que Jesus abençoou o pão na casa dos discípulos de Emaús". Algumas semanas mais tarde, ela e mais algumas irmãs saíram de Betlehem (Belém) com a intenção de fundarem um mosteiro carmelita na cidade de Nazareth. Quando estavam passando por Emaús, a irmã Miriam recordou-se da revelação e disse que aquele seria o local dito na revelação. Ela parou diante de algumas ruínas  pouco visíveis e disse para suas irmãs que ali era o local onde Jesus partiu o pão e comeu com os discípulos. Assim, baseado na revelação, o Carmelo de Betlehem comprou a propriedade que pertencia a muçulmanos.

Em 1880 começaram escavações no local e encontraram uma igreja bizantina e uma igreja cruzada. Esta última está mais conservada. Isso vem fortalecer a veracidade do que aconteceu com os discípulos de Emaús. Caminhando por essa terras, percebemos que, quando há algo de importante nas Escrituras, há também vestígios de igrejas bizantinas ou cruzadas.

Para mais informações sobre o lugar, acessem: http://www.emmaus-nicopolis.org/

Basílica bizantina (Séc. V-VII) reconstruída menor pelos cruzados (Séc. XII)

Amostras de mosaicos do séc. V









Capela batismal do séc. V



Nenhum comentário:

Postar um comentário