Para não dizer que só falamos de pedras, um pouco da gastronomia Jordana, algumas coisas diferente de nossa realidade outras nem tanto, o que faz a diferença é o mode de preparar e o tempero que se usa.
Em nosso primeiro dia no país da Jordânia, almoçamos em um restaurante Árabe, onde vimos o pão sendo preparado e indo direto ao forno, o pão é realmente uma delicia o padreiro nos deu um que tinha acabado de sair do forno, muito macio e saboroso, esse vai deixar saudade. A comida do restaurante também nos agradou, muitas saladas acompanhado de outros complementos com carnes de cordeiro, frango assado e também cebola e tomate assados.
Placa com o nome do restaurante
"Restaurante Vale Verde"
Também em Jordânia tivemos uma experiencia fantástica, estivemos na casa de uma família Árabe que nos acolheu em sua casa com muita alegria e também nos serviram um almoço segundo o costume local, a refeição é servida sobre uma toalha no chão, sem mesa e cadeiras, apenas almofadas, algo curiosos, quem come primeiro são os hospedes na sala sozinho, só depois que a família vai comer o que sobrar, um gesto de hospitalidade. Nesse dia a família nos serviu um arroz com frango, mas com um toque de seus temperos, que dão um sabor especial. No fim da refeição é servido café árabe, bem diferente do nosso café, também serve-se chá, aqui também pode se tomar café turco, que é um café não passado, ao final fica a borra do café no fundo da xícara. Também junto ao café foi servido bolachas e tâmaras, fruta tipica da terra santa. A família que nos recebeu é parente de nossa guia Henna, ela é prima da dona da casa.
Em nosso ultimo dia na Jordânia fomos jantar em um restaurante - café da cidade de Madaba, onde também nos serviram um boa comida e um bom vinho e depois da janta, para o que se arriscaram umas pitadas de narguilé, no incio é um pouco complicado mas depois que pega o jeito é divertido e tem um sabor bem mais suave do que o charuto ou cigarro normal, como experiencia valeu.
Aqui se é permitido fumar dentro do restaurante a lei do politicamente correto ainda não predomina aqui, ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário