segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ELIAS E A BRISA SUAVE


O nome Elias significa “Yahvé é meu Deus”. Indica propriamente a defesa do único Deus realizada por Elias, que tem uma grande importância, porque ele ajudou a manter viva a fé do povo não o deixando ser conduzido por deuses falsos. Foi o profeta da batalha, da luta em favor do Deus de Israel.
 No Horeb Elias pode fazer a experiência de Deus que, na verdade, não é uma visão de Deus, mas sim, uma percepção de sua presença. Através da brisa suave Elias percebeu que algo novo estava no ar. Deus não estava no vento, na tempestade nem no fogo, terremoto ou furacão. Deus estava no silêncio da brisa. Esta realidade indica que Elias cumpriu o seu papel, a sua vocação e, como recompensa, a brisa suave, que significa “voz de calmaria suave”. Esta expressão sugere “ficar imóvel”, “estático”. Em outras palavras indica algo que fez com que Elias parasse, ficasse calado e fez com que ele se colocasse numa atitude de escuta.
Neste relato, é importante ressaltar que Deus se fez presente na ausência. Essa é a mística de Elias e também de São João da Cruz, no Cântico Espiritual. Elias descobriu que a brisa suave nada mais é que a experiência de Deus que, aos poucos foi penetrando em seu coração.




Imagem da entrada da Igreja e junto ao lado direito convento de Muhraka


Em frente da Igreja está a linda imagem de Elias.


Interior da Igreja 


Imagem de Elias e o anjo


Torre da igreja


Campos que rodeiam Muhraka





Ao fundo mar


Frei  Lucas Elias é só alegria nos lugares onde passou o profeta





Lua cheia sobre Haifa


Um comentário: